Uma das funções essenciais da gestão de negócio é ter controle do estoque para evitar que ele fique limitado. Isso porque produtos indisponíveis prejudicam a experiência do consumidor. Nesses casos, ele procurará varejistas concorrentes para efetuar a compra e, consequentemente, sua loja perderá possíveis clientes.
Dessa forma, saber gerir o estoque para não o limitar é fundamental. Tanto no e-commerce quanto na loja física existem estratégias que auxiliam na administração e rotatividade de produtos. Assim, elas ajudam a prospectar e fidelizar o cliente para próximas compras.
Continue a leitura para descobrir por que não é interessante ter um estoque limitado e saiba como ter sucesso na gestão desse setor!
Qual é a importância de contar com um bom estoque no varejo?
Uma loja consegue conquistar o sucesso, em partes, quando os clientes confiam em suas soluções. Logo, apenas o marketing e o esforço nas outras áreas podem não ser suficientes para que o estabelecimento se destaque no mercado.
Durante o processo de fidelização dos consumidores, um bom estoque no varejo faz a diferença. Isso acontece porque ele envolve o armazenamento de todos os itens que seu negócio oferece. Assim, se o cliente deseja um produto, o item precisa estar disponível no estoque para que seja possível atendê-lo.
Por outro lado, se o consumidor não puder adquirir o produto por indisponibilidade, todos os esforços para atrair o público e gerar a venda não terão os resultados esperados. Portanto, planejar e gerenciar o estoque funciona para manter uma boa relação com novos e antigos clientes.
Quais são os principais erros de gestão de estoque?
Você entendeu que é importante possuir um bom estoque. Para tanto, existem alguns erros que devem ser evitados. Assim, uma boa gestão pode exigir determinadas mudanças que fazem diferença no controle interno e até mesmo no lucro da empresa.
A seguir, confira os principais erros no gerenciamento de estoque e entenda como evitá-los!
Ausência de registros
O primeiro erro é a falta de controle de produtos ou da quantidade disponível no armazenamento. Esse registro é fundamental, pois se você não tiver acesso a esses dados, dificilmente conseguirá repor o item no tempo adequado.
Geralmente, as empresas que optam pelo controle manual possuem esse tipo de problema. Na hora de contabilizar os itens, a probabilidade de anotar informações erradas ou esquecê-las é maior.
Falta de capacitação dos colaboradores
Outro fator que afeta a gestão de estoque é a falta de capacitação da equipe envolvida nessa área. Quando os funcionários não sabem organizar e controlar o armazenamento, a possibilidade de acontecer confusões aumenta.
Portanto, a dica é investir em capacitação para que os colaboradores acompanhem continuamente o giro do estoque e sigam as boas práticas de gestão. O treinamento auxilia que todos estejam alinhados em relação ao trabalho.
Ausência de planejamento
A falta de planejamento em qualquer setor de uma empresa pode gerar um efeito bola de neve de problemas na gestão. Sem planejar o estoque, o gestor não consegue estabelecer regularidade de compras, avaliar perdas e danos nas mercadorias ou calcular custos de armazenamento.
Nesse sentido, vale destacar que o estoque pode influenciar negativamente em outras áreas da empresa — como a de vendas. Sabendo o tempo médio de estocagem de cada item, é possível determinar a rotatividade e outras questões que envolvem esse setor.
Falta de integração entre equipes
Por fim, um erro comum é deixar de integrar as áreas da empresa que precisam. Na prática, é fundamental a comunicação entre equipes de administração, organização, vendas e estoque. Dessa maneira, não haverá desencontro de informações, facilitando a gestão geral do negócio.
Por que ter um estoque limitado pode ser prejudicial para as vendas?
Após compreender os erros gerais sobre gerenciamento, é essencial analisar mais profundamente por que um estoque limitado é prejudicial. No geral, o grande problema é que o lojista pode perder a venda. Afinal, o cliente está disposto a comprar, mas não encontra o produto disponível.
Quando esse fato ocorre, aumentam as chances do consumidor procurar o produto em lojas concorrentes e adquiri-lo. Como resultado, o cliente pode se fidelizar a outro negócio a partir dessa experiência.
Ao longo do tempo, essa ocorrência pode retirar a credibilidade da loja. Isso significa que a clientela diminuiu devido à falta de confiança, já que a empresa não conseguirá vender o que promete. Assim, os lucros e o sucesso do negócio são impactados.
Como fazer uma boa gestão de produtos e evitar faltas no estoque?
Você já aprendeu os principais erros de gestão e como o estoque limitado é negativo para sua loja. Agora, é fundamental entender como contornar essa situação e garantir um armazenamento que funcione corretamente. Para tanto, é preciso se organizar e colocar em prática o planejamento.
Veja as principais dicas para fazer uma boa gestão de produtos no estoque!
Invista em tecnologia
A tecnologia pode ser uma aliada para otimizar o tempo de serviço e diminuir as chances de erro. Quando o assunto é estoque, existem diversos detalhes que precisam de atenção para não gerar problemas futuros. Então, um software pode auxiliar tanto a organização quanto o processo, na prática.
Por exemplo, o inventário — informações sobre a quantidade de mercadoria da loja — precisa estar atualizado. Isso porque a contagem manual dificulta agrupar itens por categoria e manter o controle de entrada e saída.
Ainda, um sistema digital permite o arquivamento de informações sobre o estoque. Então será possível armazenar dados e gerar relatórios para dar suporte à gestão, conforme as necessidades do negócio.
Treine a equipe
Para utilizar a tecnologia e obter os resultados esperados, é essencial treinar os colaboradores. A partir do direcionamento, os funcionários envolvidos com o estoque podem resolver problemas e manter a organização do armazenamento.
A capacitação também pode auxiliar em como a equipe deve se comunicar. Com a comunicação funcionando corretamente, lidar com imprevistos torna-se mais fácil e garante uma agilidade na resolução de problemas.
Conheça seu público
Para cuidar corretamente do estoque, é preciso conhecer seus clientes. Isso significa saber as demandas dos consumidores, o que ajuda na previsão de vendas. Dessa forma, a identificação de interesses nos produtos e quantidades fica mais simples.
Logo, você pode investir em pesquisas que investigam seu público. Com elas, o planejamento do estoque é feito com mais precisão.
Neste artigo, você percebeu que um estoque limitado consegue prejudicar as vendas de um negócio. Se não houver organização e planejamento, possíveis clientes podem se frustrar ao buscar um item que você não possui disponível. Portanto, obter controle do estoque do negócio é fundamental.
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