Com as mudanças nos hábitos de consumo e de comportamento, é comum que os clientes busquem diversidade no momento de pagar as compras. Nesse sentido, oferecer diferentes formas de pagamento na loja pode ajudar a aumentar as vendas.
Além disso, viabilizar mais opções tende a garantir uma boa experiência aos consumidores. Afinal, as pessoas têm diferentes necessidades e preferências. Logo, é importante entender como essa diversidade pode influenciar nas vendas do varejo.
Quer saber mais? Neste post, você entenderá como as formas de pagamento podem ajudar a sua loja a vender mais.
Confira!
Como as formas de pagamento da loja afetam as vendas?
O varejo e os consumidores têm passado por evoluções constantes — e os meios de pagamento também sofrem essa influência. Com a pandemia da covid-19, por exemplo, muitas pessoas passaram a fazer compras online, aumentando a necessidade de soluções de pagamento a distância.
Por consequência, os clientes buscam soluções de pagamentos que sejam mais seguras, rápidas e fáceis. Porém, as alternativas tradicionais ainda permanecem válidas, exigindo que as empresas trabalhem com diferentes possibilidades.
Dessa maneira, a loja consegue atrair mais consumidores e aumentar as vendas. Isso ocorre porque os clientes se sentem mais à vontade para escolher o meio de pagamento que melhor se encaixa em suas necessidades — beneficiando o varejo e os consumidores.
Por outro lado, é importante que o negócio adéque os seus processos para implementar soluções inovadoras com sucesso. Isso envolve, entre outras ações, adotar medidas de segurança para evitar possíveis fraudes, erros ou determinados problemas no processo.
Afinal, os diferentes meios de pagamento devem ser responsáveis por melhorar tanto a experiência do consumidor quanto do lojista. Por isso, cabe às lojas adotarem soluções que ofereçam esse resultado, enquanto garantem transações seguras e confiáveis.
Por que diversificar as opções de pagamento para sua loja?
Além do aumento das vendas, os diversos meios de pagamento oferecidos pela loja estão relacionados com a satisfação dos consumidores. Ao oferecer diferentes opções, o cliente consegue escolher a melhor alternativa para o seu orçamento no momento de realizar a transação.
Assim, a chance de ele fechar a venda se torna maior. Contudo, se o negócio aceita apenas uma ou poucas formas de pagamento, o consumidor pode não conseguir concretizar a compra desejada — situação em que ele provavelmente procurará a concorrência.
Isso acontece quando as opções disponíveis em sua loja não atendem às necessidades do público. Note que esse cenário é válido tanto para compras online quanto para compras em locais físicos. Portanto, vale a pena diversificar os meios de pagamento, conforme as tendências do mercado.
Quais as principais formas de pagamento para oferecer em sua loja?
Agora que você já sabe qual a importância de diversificar as formas de pagamento para aumentar as vendas, chegou a hora de conhecer as principais opções disponíveis. Com isso, é possível entender como gerenciá-las da melhor maneira no negócio.
Conheça as principais modalidades de pagamento!
Cartão de débito
O pagamento via cartão de débito é uma das opções mais comuns e utilizadas pelos clientes. Uma das vantagens é que o lojista recebe o valor da compra mais rapidamente do que no cartão de crédito, conforme as condições com a instituição intermediária.
Para tanto, é preciso ter uma maquininha de cartão, que pode ter valor de aquisição ou mensalidades. Contudo, ela também pode ser usada para cartões de crédito, não sendo necessário ter gastos adicionais para isso.
Cartão de crédito
Com a expansão do e-commerce, o uso do cartão de crédito aumentou consideravelmente. Com essa modalidade de pagamento, o consumidor tem a possibilidade de parcelar as suas compras, aumentando a praticidade no momento de pagar pelos produtos ou serviços.
Para o lojista, o parcelamento no cartão também é vantajoso. Nesse caso, se houver inadimplência no pagamento das parcelas, a instituição intermediadora será responsável pela dívida. Logo, ela deverá cuidar das cobranças e dos trâmites burocráticos.
Como resultado, o varejista reduz os riscos de inadimplência. Na prática, ele receberá os valores referentes às vendas conforme os prazos acordados com as instituições, descontando apenas as taxas definidas na contratação da maquininha de cartão.
Pix
Diferentemente de outras opções de pagamento, o Pix é uma modalidade recente, mas muito utilizada pelos consumidores. Esse meio é rápido e prático, em especial quando ele é comparado às transferências bancárias tradicionais.
Para concretizar a operação, basta usar uma chave cadastrada pela empresa, dispensando todos os dados bancários. Ainda, o cliente pode realizar o pagamento por meio do Pix QR code, fazendo a leitura de um código pelo celular.
A partir desse processo, o cliente consegue transferir valores da conta bancária para o negócio. Essa forma de pagamento gera liquidez, pois o dinheiro entra instantaneamente na conta da loja, embora possam ser cobradas taxas para pessoas jurídicas.
Boleto bancário
Uma das formas de pagamento mais comuns é o boleto bancário, principalmente para e-commerce. Essa é uma modalidade vantajosa para atrair pessoas que não têm cartão de débito ou crédito. Porém, a liberação dos valores para a loja pode levar alguns dias úteis após a quitação.
Além disso, há o risco de inadimplência, caso o consumidor não quite o boleto no prazo acordado e a mercadoria já tenha sido entregue. Já se a finalização da compra e envio do produto ficarem condicionados à quitação, a empresa precisará assumir apenas os custos de registro do documento se o cliente não pagar.
Dinheiro
De modo geral, todas as lojas aceitam o pagamento por meio de dinheiro. Nesse caso, o consumidor pode obter descontos com a compra, já que não envolve taxas para a loja, além de ser uma modalidade simples e conhecida por todos.
Para o varejista, essa opção ajuda a manter um bom fluxo de caixa e alta liquidez. Entretanto, existem riscos com a segurança, pois a guarda do dinheiro aumenta a vulnerabilidade diante de assaltos, por exemplo.
Neste artigo, você conheceu a importância de oferecer diferentes formas de pagamento na loja. Lembre-se de que essa diversidade traz vantagens e facilidades tanto para os clientes quanto para o seu negócio. Portanto, não deixe de adotar diversas opções para aumentar as vendas!
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