O comportamento dos clientes está evoluindo, e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para beneficiá-los. Nesse sentido, oferecer diferentes meios de pagamento pode ser importante para chamar a atenção dos consumidores e fidelizá-los.
A diversidade de alternativas também pode ser uma maneira de dar mais segurança e eficiência para as empresas. Dessa maneira, elas também podem realizar mais vendas. Assim, é relevante saber quais são as melhores opções para o varejo.
Quer saber mais? Continue a leitura para entender o que é um meio de pagamento, quais são os seus principais tipos e conferir as tendências desse mercado!
O que é um meio de pagamento e quais são os principais tipos?
Os meios de pagamento são as diferentes maneiras pelas quais as pessoas quitam seus débitos ao adquirir um serviço ou produto. Um exemplo bastante usual é o dinheiro em espécie, mas atualmente existem diversos outros tipos que tornam o processo mais rápido, prático e seguro.
Saiba mais sobre as alternativas mais tradicionais!
Dinheiro físico
Mesmo com a existência de diferentes meios de pagamento, o dinheiro físico ainda é muito utilizado pelos consumidores. Isso acontece porque as operações realizadas com dinheiro não contam com gastos adicionais, como o pagamento de taxas.
Além disso, com essa alternativa, o consumidor ainda pode obter algum tipo de desconto na compra. Para os clientes, esse meio de pagamento é fácil de usar e pode ser uma forma de ajudar no controle de gastos.
Para o varejista, pode ser uma possibilidade de receber o montante à vista e ter um melhor fluxo de caixa. Mas é importante ter atenção em relação à segurança. Isso porque o pagamento em dinheiro pode torná-lo mais vulnerável, por exemplo, em relação a assaltos.
Ademais, de maneira geral, todos os negócios trabalham com esse meio de pagamento. Inclusive, muitas pessoas que não possuem cartão de crédito acabam optando por ele. No entanto, com o desenvolvimento e a acessibilidade da tecnologia, vale ressaltar que essa alternativa tende a cair em desuso.
Cartões de crédito e débito
Outro meio de pagamento muito conhecido é o cartão de crédito. Com ele, os clientes conseguem ter mais facilidades para realizar as suas compras. Isso porque o consumidor pode comprar à vista ou parcelado, pagando os valores devidos apenas no vencimento de cada fatura.
Já o cartão de débito tem um funcionamento diferente. Ele debita o valor da conta bancária no momento da compra. Com isso, ele costuma proporcionar condições melhores para pagamento ao consumidor, além de agilizar o recebimento pela empresa.
Boleto bancário
O boleto bancário também é um meio de pagamento muito utilizado por ser prático e acessível. Com ele, o consumidor não precisa ter cartão de crédito e pode fazer o seu pagamento em outros locais — como casas lotéricas, caixa eletrônico, aplicativo do banco etc.
Ademais, os pagamentos com boletos podem acontecer de forma parcelada ou à vista. No entanto, essa alternativa requer uma maior atenção por parte dos varejistas, diante do risco de inadimplência.
Aqui, uma forma de evitar esse tipo de situação é permitir o acesso ao serviço ou produto apenas quando o consumidor quitar o seu boleto.
Outra possibilidade é antecipar recebíveis: nesse caso, a instituição que antecipa os valores se torna o credor, recebendo as parcelas conforme os vencimentos e efetivando as cobranças. Já a empresa recebe o valor à vista, com um pequeno deságio.
Quais são os impactos da revolução dos meios de pagamento?
A sociedade e o mercado passam por evoluções constantes — e os meios de pagamentos também são impactados pela revolução digital. Além disso, a pandemia de covid-19 evidenciou ainda mais esse cenário, ao reforçar os hábitos de compra online e gerar soluções de pagamento a distância.
Como resultado, tem crescido a procura dos consumidores por soluções de pagamentos que sejam mais fáceis, seguras e rápidas. Com a diversidade nos meios de pagamento, as empresas também conseguem conquistar e fidelizar mais clientes — pois melhoram a experiência deles.
Então os negócios se tornam mais eficientes e aumentam as suas vendas. Dessa maneira, o surgimento de novos meios de pagamento proporcionam vantagens que trazem tanto para as empresas quanto para os clientes.
Por outro lado, isso exige atenção das empresas. Com as novas tecnologias, é preciso adequar os processos internos para implementar soluções inovadoras no negócio. Também se torna necessário adotar medidas adicionais de segurança, a fim de prevenir erros, fraudes e outros problemas no processo.
Afinal, a revolução tem foco em trazer melhorias para todos os envolvidos no processo. Portanto, cabe às empresas adotarem as medidas que proporcionem uma melhor experiência ao consumidor e garantam transações mais seguras.
Quais são as tendências desse mercado?
Como você viu, os meios de pagamento se modernizaram e estão muito ligados aos canais digitais. A tendência é que essas novas formas de fazer pagamentos se tornem cada vez mais usuais. Confira algumas tendências desse mercado que está se expandindo!
Pix
Apesar de o Pix já ser um meio de pagamento bastante utilizado, ele ainda é considerado recente O sistema foi criado no final de 2020 e o seu objetivo é permitir a realização de transações financeiras de maneira instantânea.
Por meio dele, é possível fazer transferências em poucos segundos e sem tarifas para pessoas físicas. Para isso, basta utilizar uma chave, que pode ser um e-mail, número de celular ou CPF. Assim, ele se mostra como uma forte tendência, pelos benefícios que oferece para clientes e empresas.
Ademais, ele passa por evoluções constantes, visando trazer mais melhorias com o tempo. Por exemplo, existem instituições financeiras que permitem a realização do Pix parcelado: o vendedor recebe à vista, enquanto o comprador paga parcelas com juros acordados com o banco.
Pagamento por aproximação
Mais uma tendência em expansão é o pagamento realizado por dispositivo eletrônico com a tecnologia NFC (near field communication) — ou comunicação por campo de proximidade. Ele se fortaleceu na pandemia de covid-19, diante da necessidade de distanciamento social.
Para realizar esse tipo de operação, não é necessário colocar o cartão na máquina e nem digitar senha. Basta aproximar o dispositivo — como tablets, cartões digitais e smartphones — de uma máquina que possua a mesma tecnologia NFC.
QR Code
O QR Code é outro meio de pagamento disponível no Brasil, mas que ainda não é tão popular quanto os demais. Para usar esse recurso, é preciso apenas aproximar o celular do código de barras exibido na tela. Em seguida, a pessoa é direcionada para um ambiente de pagamento.
O QR Code também cresceu durante a pandemia de covid-19 e, por garantir transações simples e ágeis, ele vem ganhando força no mercado. A expectativa é que esse seja um recurso muito utilizado nos próximos anos — inclusive, ele já costuma aparecer em alguns boletos, substituindo os códigos de barras e transações Pix.
Neste post, você conferiu os principais tipos de meios de pagamento, além dos impactos e tendências desse mercado. Como você viu, a diversidade de modalidades traz facilidades tanto para as empresas quanto para os clientes!
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