O comércio online é uma importante ferramenta para aumento das vendas e consolidação do varejo. Contudo, muitos varejistas e empreendedores ainda não sabem o que é uma loja integrada, utilizando diversas plataformas e aplicativos para realizar suas operações comerciais.
Como consequência, os sistemas trabalham isoladamente, dificultando a integração e a comunicação interna. Isso pode gerar gargalos no processo e fazer com que a loja virtual não alcance o sucesso que poderia.
Neste artigo, você entenderá o que é loja integrada, quais são as suas principais características e como montar um sistema desse tipo. Não perca!
O que é loja integrada?
Um varejista ou empreendedor brasileiro que decide montar uma loja virtual do início precisa lidar com softwares, plugins, CRMs (customer relationship management), entre outras ferramentas e recursos disponíveis na internet.
Nesse sentido, as lojas integradas foram criadas para facilitar o processo de construção e manutenção dos sites. Trata-se de plataformas de e-commerce que integram as diversas funcionalidades necessárias para gerenciar uma loja online.
Logo, essa é uma solução prática que agrega aplicações variadas em um só local. Assim, a loja integrada pode ser útil para quem deseja:
- criar lojas virtuais;
- alterar as configurações e o design;
- incluir ou remover métodos de pagamento;
- modificar preços;
- coletar e qualificar leads;
- gerenciar o estoque;
- modificar preços;
- configurar envios;
- desenvolver ações de marketing;
- acessar relatórios de vendas.
Inclusive, é possível encontrar diversas soluções no mercado criadas para auxiliar na criação de lojas virtuais com todas as funcionalidades necessárias para uma boa gestão. Desse modo, a sua empresa pode buscar oportunidades para adotar essa estratégia com mais facilidade.
Quais são suas principais características?
Voltando às lojas integradas de maneira geral, vale entender que o termo “integração” é utilizado porque o sistema se conecta a outros softwares. Entre eles, estão ferramentas de pagamento, gestão, análise, publicidade, financeiro, logística, contato com o cliente e certificação.
Dessa forma, a loja integrada visa facilitar a rotina de empreendedores brasileiros que pretendem abrir uma loja virtual. Ela também permite desburocratizar os processos realizados por varejistas que pretendem integrar seus estabelecimentos ao mercado digital.
Outra característica das lojas integradas é que as plataformas de e-commerce podem apresentar tipos variados. Elas podem estar no formato SaaS (software as a service, ou software como um serviço, em português).
Nesse caso, a plataforma funciona no modelo de assinatura e oferece suporte recorrente. Então é como se o lojista alugasse o código criado por outros desenvolvedores. Também há a solução voltada para o open source, ou código aberto.
Assim, o download do código pode ser feito de maneira gratuita, permitindo que o administrador realize modificações e melhorias manuais. Logo, na plataforma open source, o lojista pode customizar a sua loja conforme as suas necessidades, inserindo ou removendo funcionalidades.
No entanto, é importante contar com conhecimento técnico ou ter à disposição um profissional que domine o assunto. Há, ainda, o padrão de desenvolvimento, no qual é preciso criar a plataforma do zero. Isso permite maior personalização, mas também tem custos mais elevados.
Quais são as vantagens de ter uma plataforma integrada?
Até aqui, você aprendeu o que é e quais são as principais características de uma loja integrada. Um dos benefícios de ter uma plataforma desse tipo é evitar falhas nos processos, além de oferecer a melhor experiência aos clientes.
Confira mais sobre as principais vantagens de contar com uma plataforma integrada em sua loja:
Reduz erros manuais
Transferir os pedidos de forma manual para o sistema de gestão pode aumentar as chances de digitar informações erradas. Nesse sentido, a loja integrada elimina a entrada manual de dados, minimizando os riscos de erro.
Além disso, mesmo que o número de pedidos seja alto, o tempo de processamento dos dados não se altera. Logo, é possível manter a rapidez e eficiência do processo.
Elimina dados duplicados
Além de reduzir as chances de inserir dados errados no sistema, a loja integrada elimina a possibilidade de dados duplicados. Afinal, o processo é feito automaticamente e em tempo real.
Assim, quando um pedido entra na loja virtual, as informações já são incluídas no sistema de pagamentos, por exemplo.
Permite sincronizar o estoque
Com um sistema integrado, os pedidos feitos na loja virtual são automaticamente atualizados no módulo de estoque. Dessa forma, os varejistas e empreendedores não correm o risco de oferecer uma determinada quantidade de um produto que não esteja disponível.
Otimiza o fluxo de trabalho
Quando o assunto é agilidade, a loja integrada tem um papel central no negócio. Isso porque a empresa consegue reduzir a dedicação de uma equipe nos processos virtuais e ganha tempo com a automação em todas as etapas.
Melhora a experiência do cliente
A satisfação do cliente é fundamental para o sucesso de um empreendimento. Por isso, quando o processo de vendas acontece diante de uma tela, é ainda mais importante ter atenção a esse ponto.
Com a loja integrada, os clientes têm mais transparência nas operações. Como consequência, eles se sentem mais satisfeitos e podem se fidelizar ou indicar os seus produtos e serviços para outras pessoas.
Como começar a utilizar uma loja integrada?
Após aprender o que é e conhecer as vantagens de ter uma loja integrada, é hora de entender como montar e utilizar essa plataforma. O primeiro passo é escolher o tipo de sistema de e-commerce que será utilizado.
Depois é preciso fazer a integração dos sistemas. Com a Trademaster, você conta com uma solução integrada feita para quem deseja vender mais. Isso porque a tecnologia financeira é utilizada a favor de toda a cadeia de distribuição.
Assim, você pode integrar a sua loja virtual uma solução que libera mais limite e aumenta o prazo de pagamento do varejista. Para tanto, o sistema utiliza tecnologias como inteligência artificial e machine learning, promovendo maior eficiência e segurança para o processo.
Agora você sabe o que é e como montar uma loja integrada. Essa solução ajuda a manter as informações centralizadas, evitando erros de comunicação. Assim, dados relativos a pagamentos, pedidos e clientes são acessíveis a partir de sistemas que mantêm todos os elementos atualizados!
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