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Margem de lucro: saiba como definir e calcular

Saber como calcular a margem de lucro é fundamental para a empresa. Com o dado, é possível ter uma métrica relevante sobre os ganhos da organização e até fazer uma revisão no planejamento, caso os resultados não estejam adequados.

A partir do conhecimento do lucro médio da empresa, o empreendedor poderá ter noção de quanto é o seu retorno financeiro para a venda daquele produto ou serviço. Esse é um dos termômetros que indica se a operação está sendo rentável ou não. 

Ao longo deste conteúdo, você entenderá mais sobre a importância da margem de lucro, como calculá-la e quais são os tipos existentes. Vamos lá?

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é uma métrica que indica a saúde financeira de uma empresa. Expressa em porcentagem, ela mostra o quanto o negócio realmente ganha a partir das vendas. O número é obtido por meio do custo total da produção, somado aos impostos, e a relação de preços definida.

Imagine que uma determinada empresa tem um custo total de produção estabelecido em R$ 150 mil e uma arrecadação de R$ 250 mil. Nesse cenário o lucro pode ser obtido por meio de uma operação simples: R$ 250 mil – R$ 150 mil = R$ 100 mil.

Esse indicador é importante porque permite identificar quais foram os ganhos da empresa durante um período determinado. A partir do resultado, é viável traçar uma nova estratégia para movimentar as vendas quando elas não estiverem apresentando retornos satisfatórios, por exemplo.

Quais são os tipos de margem de lucro existentes?

Vale saber que a margem de lucro é dividida em tipos distintos. Cada um deles possui uma finalidade específica para o negócio. Veja só!

Bruta

A margem de lucro bruta está relacionada diretamente com os custos da produção, sendo essa a base de cálculo para definir o seu lucro total. Com isso, ela é o resultado do faturamento integral das despesas com a dedução dos produtos vendidos. 

Assim, a margem de lucro bruta pode ser considerada a diferenciação entre o preço final e os custos de produção que envolvem a fabricação do produto. Entre eles, estão gastos com matéria-prima, maquinário, mão de obra e impostos.

Líquida

A margem de lucro líquido é utilizada para realizar a verificação dos lucros reais daquela empresa por meio da análise financeira de um determinado período. Ela é uma informação necessária para qualquer organização.

O número resultante do cálculo definirá se aquela organização está com resultados positivos ou negativos. Se o indicador for negativo, por exemplo, significa que a empresa não está obtendo lucros — o que pode colocar em risco a operação.

Operacional

A margem de lucro operacional considera a receita total da empresa, subtraindo todas as despesas ligadas ao comercial. O número obtido determinará qual é a eficiência financeira resultante das operações, antes mesmo dos descontos, como impostos, serem aplicados. 

Como calcular a margem de lucro?

Para calcular cada margem de lucro, é necessário estar atento a cada número que deverá constar na sua operação financeira. Então todas elas têm um cálculo distinto. 

Saiba mais!

Margem de lucro bruta 

Para realizar o cálculo que encontrará a margem de lucro bruta, você precisará de dois números da empresa: o lucro bruto e o faturamento total para o período de interesse.

A fórmula é:

Margem de lucro bruta = (lucro bruto / faturamento total) x 100.

Ela permite calcular o retorno obtido com a venda de produtos e serviços. Para compreender melhor, confira um exemplo prático. Imagine uma empresa varejista que tem o lucro bruto equivalente a R$ 60 mil e fatura aproximadamente R$ 100 mil no ano. O cálculo é assim:

  • Margem de lucro bruta = R$ 60 mil / R$ 100 mil x 100;
  • Margem de lucro bruta = 0,6 × 100;
  • Margem de lucro bruta = 60%.

Margem de lucro líquida

Seguindo um princípio parecido ao da margem de lucro bruta, o indicador líquido utiliza a seguinte fórmula para encontrar a sua porcentagem:

Margem de lucro líquida = (lucro líquido / faturamento total) x 100.

Para exemplificar essa fórmula, considere que uma empresa possui o lucro líquido de R$ 50 mil e o faturamento total é de R$ 100 mil. Então:

  • Margem de lucro bruta = R$ 50 mil / R$ 100 mil x 100;
  • Margem de lucro bruta = 0,5 x 100;
  • Margem de lucro bruta = 50%.

Margem de lucro operacional

A margem de lucro operacional é obtida identificando a receita total da empresa, descontando o valor operacional — incluindo custos de produção, taxas e impostos. Ele será o divisor usado em relação ao lucro operacional obtido. Veja só:

Margem de lucro operacional = (lucro operacional / receita total) x 100

Para esse exemplo, pode-se utilizar R$ 30 mil para a receita total e R$15 mil para o lucro operacional. Com isso, a fórmula fica: 

  • Margem de lucro operacional = (R$ 15 mil / R$ 30 mil) x 100;
  • Margem de lucro operacional = 0,5 x 100%;
  • Margem de lucro operacional = 50%.

Como definir a meta para essa medida no varejo?

Se você quer saber como definir a meta para a margem de lucro operacional, saiba que é necessário considerar diferentes fatores. Por exemplo: custo de produção, concorrência, volume de vendas, demanda de mercado e estratégias da precificação dos produtos ou serviços.

Nesse processo, também é essencial saber o custo total da produção. Isso inclui os gastos com aquisição de clientes, transportes, matéria-prima etc. Outra dica é analisar a concorrência, a fim de determinar a média de preços disponível no mercado para o mesmo produto ou um semelhante. 

Com base nos resultados obtidos na pesquisa, avalie o seu preço com base. Ainda, verifique se os seus produtos condizem com as expectativas dos clientes, quando é realizado um comparativo de custo-benefício. Após seguir esses passos, será mais fácil definir uma margem de lucro baseada na realidade. 

É válido destacar que a sua meta, além de alcançável, deve representar um número adequado para manter a operação saudável. Também é possível estabelecer margens distintas para cada produto ou serviço da empresa, ajudando a equilibrar os preços em relação ao mercado. 

Ao ler este artigo, você aprendeu o que é margem de lucro, quais são as suas principais formas e como calcular o indicador. Todas as informações podem contribuir positivamente para você traçar uma meta adequada para a empresa. 

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