O gerenciamento de um negócio precisa ser transparente e de fácil acesso e compreensão pelos colaboradores. Uma das formas mais eficientes para otimizar esse processo é usar um quadro de gestão à vista.
Essa é uma ferramenta bastante simples e visual, que auxilia na condução de objetivos, prazos e estratégias. Por isso, ela pode trazer inúmeros benefícios para a organização dos negócios, especialmente no varejo.
Quer conhecer os benefícios de montar um quadro de gestão à vista? Continue a leitura e confira 8 vantagens de usar essa ferramenta no gerenciamento do negócio!
O que é e para que serve um quadro de gestão à vista?
O quadro de gestão à vista é uma ferramenta de gerenciamento visual que reúne e apresenta informações essenciais para uma boa comunicação interna. Ele é importante para organizar as tarefas e facilitar a tomada de decisão, minimizando prejuízos e engajando os colaboradores.
Essa ferramenta compõe o modelo de gestão à vista, que prevê o compartilhamento de informações gerenciais, gráficos e dados da empresa entre as equipes. O objetivo é fortalecer a cultura de dados no negócio.
No quadro de gestão à vista, os responsáveis podem incluir ou excluir demandas, listar atividades e apresentar números sobre o negócio. A ferramenta também serve para compartilhar indicadores de desempenho com as equipes.
Quando todos os profissionais têm acesso a esses dados, fica mais fácil entender qual é a situação da empresa no mercado. Assim, é possível pensar em estratégias que ajudam a aumentar as vendas, por exemplo.
Quais são as 8 vantagens de usar essa ferramenta?
Por ser uma ferramenta de organização bastante simples e didática, o quadro de gestão à vista apresenta diversas vantagens para as varejistas.
Confira 8 benefícios de utilizar essa alternativa no seu negócio!
1. Democratiza o acesso à informação
Ao utilizar um quadro de gestão à vista, os colaboradores podem acompanhar as informações mais relevantes da empresa. Assim, todos podem acessar os dados ao mesmo tempo, eliminando falhas de comunicação e facilitando o entendimento sobre os processos internos.
2. Promove o engajamento dos colaboradores
Com o acesso a informações mais claras e atuais, toda a equipe se sente mais participante dos processos e motivada. A ferramenta ainda permite que líderes se comuniquem com mais eficiência. Como consequência, o engajamento também aumenta e o clima empresarial tende a ficar mais cordial.
3. Foca as prioridades
Ao usar o quadro de gestão à vista, você pode organizar as tarefas em ordem de prioridade. Desse modo, os colaboradores entendem quais são as atividades mais urgentes e podem focar nelas, colaborando com o melhor andamento dos fluxos de trabalho.
4. Facilita o controle de metas
Outro benefício da ferramenta é permitir o acompanhamento do desempenho dos processos e a eficiência do trabalho das equipes. Se você tem dificuldade em controlar o resultado das atividades, o quadro de gestão à vista pode facilitar o processo.
No momento de avaliar a performance de vendas, por exemplo, é possível apresentar e comparar dados de empresas concorrentes. Esse controle facilita o alcance de metas nos prazos estabelecidos, bem como o monitoramento e a divulgação dos resultados.
Ademais, conforme as metas são atingidas, as tarefas podem ser eliminadas do quadro. Essa ação simplifica o trabalho e permite às equipes focar no que é realmente importante.
5. Otimiza a tomada de decisão
O quadro de gestão à vista ajuda a tomar decisões com mais facilidade e rapidez. Isso porque a ferramenta permite que eventuais mudanças em determinadas tarefas possam ser feitas imediatamente, evitando gargalos no futuro.
A tomada de decisão também é favorecida quando indicadores são definidos e permitem antecipar problemas e indicar soluções. Para tanto, é preciso mapear os parâmetros mais relevantes para o setor varejista e alinhar as métricas, expondo-as à equipe e agilizando a rotina empresarial.
6. Ajuda a identificar riscos e oportunidades
Como o quadro de gestão à vista não se limita às rotinas empresariais e pode apresentar números do negócio, ele também possibilita identificar riscos e oportunidades no mercado. O controle e acompanhamento de dados também ajuda a minimizar e solucionar falhas.
Ao perceber que a quantidade de vendas está abaixo do previsto, por exemplo, é possível fazer uma previsão de demanda e planejamento de estoque para melhorar os resultados. E esses processos acontecem com o envolvimento em tempo real dos times.
7. Melhora a qualidade das vendas
A experiência do cliente também pode ser contemplada em um quadro de gestão à vista. Informações sobre dados de atendimento, por exemplo, podem ser usadas para criar estratégias com foco na satisfação do consumidor.
Isso acontece porque as informações apresentadas no quadro indicam quais processos precisam ser aperfeiçoados. Nesse caso, é possível apontar as características que um produto ou atendimento precisa ter para manter o nível de qualidade nas vendas.
8. Desenvolve a cultura organizacional
Mais uma vantagem do quadro de gestão à vista é a possibilidade de divulgar a cultura da empresa. Trata-se do conjunto de princípios, valores e crenças que são definidos e vivenciados em uma organização.
Então o quadro pode funcionar como um guia que define quais ações são valorizadas e proibidas no negócio. Logo, ele serve como referência para contratação, vivência e afastamento dos colaboradores.
A ferramenta também serve para os times saberem o que devem fazer conforme os padrões de ética e eficiência estabelecidos pela empresa.
Como montar um quadro de gestão à vista?
Após conferir as vantagens de fazer a gestão à vista, é preciso entender como colocar essa estratégia em prática. Para isso, é possível usar um quadro simples e disponibilizar as informações escritas nele.
Outra possibilidade é contar com o auxílio da tecnologia, o que facilita o compartilhamento de informações. Existem diversas ferramentas e aplicativos práticos e intuitivos desenvolvidos para esse tipo de atividade.
Dessa forma, o quadro pode ser montado conforme as tarefas de cada equipe ou com uma visão geral da gestão. Além disso, ele pode ser elaborado com base em:
- mapeamento de processos (balanced scorecard);
- quadro de fluxo de trabalho (Kanban);
- painéis de gestão (dashboards).
Ao longo deste artigo, você conferiu 8 vantagens de usar um quadro de gestão à vista no gerenciamento do negócio. Com essa ferramenta, a equipe pode ficar mais motivada e as vendas aumentarem, beneficiando o crescimento da empresa.
Sabia que você pode se manter informado ao acessar nossas redes sociais? Para isso, siga nossas páginas no Facebook, Instagram e LinkedIn!