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5 Maneiras de aumentar o mix de produtos do seu negócio

Conseguir oferecer aos clientes o que eles desejam comprar é tão necessário quanto atrair a atenção do público. Para evitar ter uma oferta limitada de opções e fugir da dependência de poucos itens, é importante saber como aumentar o mix de produtos do negócio.

Desse modo, você tem a chance de atrair e converter mais clientes e de melhorar os resultados gerais da empresa. Por isso, é essencial compreender quais são as principais estratégias para expandir a oferta de soluções para o seu público. 

Na sequência, descubra 5 maneiras de aumentar o mix de produtos do empreendimento e veja como colocá-las em prática!

O que é mix de produtos? 

O mix de produtos representa a variedade de itens que estão disponíveis para os clientes comprarem. Quanto mais diversas forem as alternativas, maior é a quantidade de produtos comercializados no seu estabelecimento.

Existem grandes empresas atuando em diferentes frentes e, com isso, elas contam com centenas ou milhares de produtos em seu portfólio. No entanto, pequenos e médios negócios também devem cuidar da definição do que será oferecido para os clientes.

Quais são as vantagens de aumentar o mix de produtos da empresa?

Após descobrir o conceito do mix de produtos, vale a pena entender quais são as vantagens de aumentar o seu. Na prática, um dos motivos é o potencial de elevação das vendas. Afinal, com mais opções disponíveis, aumentam as chances de o negócio atender às necessidades e interesses do público.

Essa também é uma forma de aumentar o ticket médio do empreendimento. Trata-se de um indicador bastante relevante, correspondente ao valor médio gasto por clientes em determinado período.

Com um mix de produtos mais diverso, é possível vender mais itens para cada consumidor, aumentando o valor médio que é gasto.

Além disso, um mix variado de produtos pode favorecer a fidelização. Se o cliente souber que encontrará o que deseja em seu negócio, a chance de ele voltar a procurar a empresa para realizar novos pedidos será maior. 

No geral, reforçar a variedade de produtos ajuda a aumentar a competitividade e pode até ampliar o nível de participação no mercado. Com isso, há mais chances de alcançar o sucesso comercial.

5 Formas de aumentar o mix de produtos da empresa

Por ser tão importante dimensionar e expandir o mix de produtos do negócio, vale a pena entender o que fazer para ampliar o volume de opções disponíveis. Assim, você terá a chance de aplicar essa estratégia para aumentar suas vendas.

A seguir, veja 5 dicas úteis para aumentar o mix de produtos da empresa!

1. Compreenda a sua persona

O primeiro passo para saber o que disponibilizar para o seu cliente é definir a persona. Essa é uma representação semifictícia do cliente ideal, considerando as principais características do seu público-alvo. Assim, você pode pesquisar tanto dados demográficos como comportamentos e preferências de compra.

Ao estudar a persona de modo completo, é possível compreender o que o cliente busca e considera relevante no momento de fazer uma compra. Desse modo, fica mais fácil determinar quais produtos estão faltando e devem ser oferecidos para o público. 

2. Avalie os resultados das vendas

Para explorar a preferência da persona, também é interessante avaliar os resultados do setor de vendas. Você pode verificar quais são os produtos com maior saída para compreender quais são as preferências do público.

Também é possível identificar os dados pela gestão de estoque. Ao saber quais produtos têm menos giro, por exemplo, há como saber o que não deve constar no mix. Assim, é mais fácil tomar decisões embasadas e alinhadas ao que o público espera.

Para entender melhor, considere uma loja de velas e perfumes para o lar. Se a empresa vende uma vela com um aroma e tem grande saída, pode ser interessante aumentar o mix ao procurar outros produtos com o mesmo aroma. Logo, as alternativas se expandem com base no que o público já consome e prefere.

3. Busque produtos semelhantes

Outra dica para ampliar seu mix de produtos é buscar itens semelhantes aos que já existem em seu portfólio e têm bons resultados. Nesse caso, é possível procurar itens análogos de outras marcas, se aplicável.

Também há a chance de buscar alternativas em categorias diferentes. É o caso de aumentar o mix ao ofertar versões premium dos itens que o negócio já oferece. Isso pode fazer sentido quando o objetivo é expandir o público, reposicionar a identidade da marca ou mesmo atender a uma demanda que já existe. 

4. Observe o mercado

Como você conferiu, o mix de produtos tem grande relevância para os resultados da empresa. Por conta disso, o aumento das opções disponíveis não deve ser realizado apenas uma vez. Afinal, o comportamento do consumidor muda e as alternativas disponíveis também passam por atualizações.

Logo, é fundamental observar atentamente o mercado. Acompanhe os lançamentos e as tendências para identificar o que faz sentido para a empresa. Se for o caso, é possível buscar essas alternativas para aumentar o mix de produtos — ainda que pontualmente, enquanto a tendência de consumo estiver em alta.

5. Obtenha condições melhores junto aos fornecedores

Outra dica para diversificar as ofertas de produtos para os consumidores é ter um bom relacionamento com os fornecedores. Afinal, essa é uma forma de adaptar as compras conforme as necessidades do empreendimento.

Além disso, vale a pena buscar condições mais convenientes ao pesquisar os produtos. Afinal, o aumento do mix exige um investimento maior, ainda que inicialmente. No caso de produtos premium ou com mais valor agregado, o ciclo de vendas também pode ser mais longo.

Considerando os prazos de pagamento dos fornecedores e de recebimento dos clientes, pode haver um desequilíbrio na carteira. Para solucionar a questão, mantendo a estratégia ativa, vale a pena buscar prazos maiores com os fornecedores, por exemplo.

Isso é possível por meio da Trademaster. Com essa solução, o fornecedor pode oferecer um limite para compras com mais prazo. Desse modo, você consegue diversificar o mix de produtos com mais tranquilidade, já que poderá fazer o pagamento de modo mais conveniente para as finanças empresariais.

Com essas 5 dicas, você descobriu como é possível aumentar o mix de produtos do seu negócio. Desse modo, é possível aproveitar os benefícios associados a uma composição diversificada de ofertas para o público.

Quer entender como ter melhores condições junto a seus fornecedores? Entre em contato conosco da Trademaster e saiba mais sobre a nossa solução!

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